![]() |
O chope em metro terá um sabor diferente na edição deste ano da Oktoberfest. A competição, que ocorre desde a primeira festa, há 30 anos, será com chope sem álcool. A medida foi adotada pelo Parque Vila Germânica e aprovada pelo prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes.
A explicação, segundo o presidente da Vila, Ricardo Stodieck, é porque esta é a primeira festa depois da tolerância zero da Lei Seca. As mudanças também chegaram na cervejaria oficial do evento, que deverá, entre outras coisas, promover campanhas sobre o consumo consciente de álcool.
_ Nós não enxergamos esta decisão como um desestímulo à competição do chope em metro. Estamos pensando na questão de educação, de conscientização. Não consigo imaginar que alguém vai deixar de se inscrever porque o chope será sem álcool. Isso vai facilitar até para quem quer participar da brincadeira, mas precisa dirigir _ comenta Stodieck.
Vencedora do chope em metro nas edições de 2009 a 2011 da modalidade feminina, Gisele Soraia Groh acredita que o chope sem álcool não vai tirar a graça da brincadeira:
_ Acho interessante a medida. As pessoas não vão lá para degustar o chope, mas sim
pela questão de participar, de competir e fazer parte da festa.
Charles Pereira, vencedor de cinco edições do chope em metro masculino, discorda. Alega que a imprudência de pessoas inconsequentes não deve ser descontada
na competição:
_ Nunca vi ninguém que fosse para a Oktober para tomar apenas uma tulipa. Nessas condições, eu não participaria _ comenta.
A medida também repercutiu entre as cervejarias. Para Leandro Schmitt, gerente de produção da Das Bier, de Gaspar, a decisão pode ser até válida para conscientizar. No entanto, ele chama a atenção em relação à falta de estrutura para os que querem apreciar a bebida:
_ É necessário que se coloque à disposição das pessoas uma frota maior de ônibus e táxis, para o retorno seguro. Do modo como ocorre, hoje, não há segurança.
A administração do parque estuda, em conjunto com o Seterb, mecanismos de infraestrutura para aumento da frota de táxi, transporte coletivo, vans ou micro-ônibus.
Fonte: JORNAL DE SANTA CATARINA
SD REGULADORA DE SINISTRO © 2011 RIO DO SUL - 47 3546.1674 - regulacao@sdreguladora.com.br - Praça Nereu Ramos, n° 87 - Ed. Fúlvio Tomio - 1 andar - Sala 01 - Centro | ![]() |