![]() |
A primavera começa neste sábado, às 11h49min, um dia com previsão de sol e tempo seco, como têm sido os últimos no Estado. Mas se for confirmada a atuação do fenômeno El Niño, a próxima estação terá volumes de chuva mais altos do que o considerado normal, para a época do ano.
O meteorologista da Central RBS de meteorologia, Leandro Puchalski, informa que a confirmação do El Niño deve vir em final de setembro, começo de outubro. O fenômeno meteorológico é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial, alterando o clima em todo o mundo.
Em Santa Catarina, ele provoca chuvas acima da média, mas ainda não há como prever o quanto será a mais. Os volumes na primavera costumam ficar em cerca de 200 milímetros em outubro e 100 milímetros em novembro. Mesmo que se confirme o fenômeno, não se pode dizer que há riscos de enchentes. Puchalski explica que os volumes de chuva podem ser bem distribuídos nos próximos três meses.
— Estamos falando de uma previsão climática e não da distribuição de chuva. Para isso, é preciso acompanhar a previsão do tempo. Os volumes podem se concentrar num único período ou ficarem mais bem distribuídos — diz.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o El Niño mais forte aconteceu nos anos de 1982 e 1983, quando as temperaturas da água do mar chegaram a ficar sete graus acima do normal, com enchentes nos estados da região Sul e seca na região Nordeste.
Com a possibilidade da primavera ser com chuva acima do normal, o céu estará mais nublado nos próximos meses e as temperaturas ficam dentro do esperado, ou até abaixo. As máximas costumam ficar entre 24ºC e 26ºC na maior parte do Estado e entre 26ºC e 28ºC no Oeste.
Fonte: DIÁRIO CATARINENSE
SD REGULADORA DE SINISTRO © 2011 RIO DO SUL - 47 3546.1674 - regulacao@sdreguladora.com.br - Praça Nereu Ramos, n° 87 - Ed. Fúlvio Tomio - 1 andar - Sala 01 - Centro | ![]() |